homelanguage news contents

8 Estratégias para Melhorar a sua Memória

  • Hoppler Team
  • 30/12/1899
Beginner/Low-Intermediate

8 estratégias de fazer com que a massa cinzenta trabalhe melhor para você.

image

Apresentamos 8 maneiras de fazer com que a massa cinzenta trabalhe melhor para você.

IMAGENS VISUAIS Use imagens vívidas e agradáveis para lembrar nomes. Por exemplo, uma rosa para alquem chamada “Rosa”. E imagine esta pessoa usando a flor em parte do corpo. O cérebro, muitas vezes bloqueia as imagens desagradáveis, então faça suas imagens vivas, coloridas e em três dimensões.

PALAVRAS ESCONDIDAS Procure palavras na sua própria língua dentro de palavras na língua estrangeira. Eu lembro que eu tinha dificuldade de lembrar ‘Ibirapuera’ até que percebi que tinha o som da palavra inglesa ‘beer’ (cerveja) no meio. Depois disso, nunca mais esqueci!

SIGLAS - FRASES Frases completas em que a primeira letra de cada palavra é parte ou representa a inicial do que você quer se lembrar. Milhões de músicos, por exemplo, memorizaram as linhas de parditura com a frase "Every Good Boy Deserves Fudge" (Todo Bom Menino Merece Doce de Leite - claro não funciona em português), representando as notas E(mi), G(sol), B(si), D(re) e F(fá). Estudantes de medicina, muitas vezes aprendem grupos de nervos, ossos e outras características anatômicas, usando frases sem sentido.

SIGLAS - PALAVRAS Palavras únicas com siglas que representam as letras iniciais da regra que você quer lembrar.

Por exemplo, para lembrar as regras de comprativos em inglês lembre a palavra STAND. As letras representam a primeira letra da seguinte regra:

  • Similar to
  • The same as
  • As nice* as
  • Nicer** than
  • Different from/to
  • (*qualquer adjectivo | **qualquer comparativo)

RIMAS E ALITERAÇÕES Ritmos e músicas são as coisas que lembramos desde criança. Todos nós temos uma habilidade natural para lembrar melodias. Aproveite o máximo. Em inglês, as escolas ensinam tabuadas com rimas assim: let's make some stew, one plus one is two... (vamos fazer ragu, um mais um é 'two' - não funciona tão bem em português!).

SITUAÇÕES ABSURDAS OU ENGRAÇADAS Faça associações usando fatos, números e nomes que você precisa para lembrar e torne-as engraçadas ou absurdas. As coisas engraçadas ou peculiares são mais fáceis de lembrar que as imagens comuns. Peça para um amigo visualizar um elefante azul. Ou melhor ainda, peça para NÃO ver um elefante azul. Ele só vai ver elefantes azuis!!

DIVIDIR E SEPARAR Quebre informações grandes em partes menores. Faça uma longa lista de pequenas unidades ou categorias que são mais fáceis de lembrar. Por isso seu CPF é dividido em blocos de três números.

MÉTODO DE “LOCI” ou PALÁCIO DE MEMÓRIA Esta é uma maneira antiga e ainda eficaz de lembrar uma grande quantidade de informações relacionadas, como um discurso. Você associa cada parte do que você tem que lembrar com um ponto específico em uma rota que você conhece bem, como o seu trajeto ao trabalho. Ou você imagina uma casa conhecida e cada item fica em um cômodo ou local específico.

E finalmente, lembre (usando um dos métodos acima), que o nosso cérebro funciona da mesma forma de um músculo, quanto mais treina mais forte fica!

thumb_upLike
MORE NEWS

Para interagir com esse texto (dicas, comentários, opiniões), use o comentário abaixo